NOTÍCIAS

GOVERNO LANÇA NOVO PORTAL PARA MELHORAR AMBIENTE DE NEGÓCIOS E ATRAI NOVOS INVESTIMENTOS

Com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e atrair novos investimentos para o país, a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia (Secint/ME) quinta-feira (25/04), em São Paulo-SP, o novo portal do Ombudsman de Investimentos Diretos (OID).

Dados do Banco Mundial apontam que o atraso na operacionalização de um negócio devido à burocracia é uma das principais razões para retirada de investimentos estrangeiros dos países em desenvolvimento. Por isso, a figura do Ombudsman, criada para receber críticas e mediar conflitos, vai passar a ser utilizada pelo Brasil também para facilitar e incentivar novos investimentos produtivos e a geração de empregos.  Apenas em 2018, segundo o Banco Mundial, a Colômbia conseguiu reter mais de US$ 200 milhões e 1.130 empregos no país, em função da atuação do seu Ombudsman de Investimentos, além de economizar US$ 10 milhões em custos que seriam gastos em  contenciosos.

O lançamento do novo portal do OID acontecerá durante o  painel “Governança para Investimentos Estrangeiros no Brasil: o que muda com o novo governo?”. A abertura, teve a participação do secretário especial Marcos Troyjo.

O evento foi organizado pelo Ministério da Economia em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Banco Mundial e a Embaixada do Reino Unido.

Junto com o Portal do Ombudsman, o Departamento de Investimentos Estrangeiros da Câmara de Comércio Exterior (Camex/Secint) lançará também o novo modelo do PCN, o Ponto de Contato Nacional da OCDE para empresas multinacionais operando no Brasil. Essas ações visam também fomentar os investimentos brasileiros no exterior e promover o comportamento socialmente responsável por parte das empresas.

Fonte: Comex do Brasil

Parceiros

Real Time Web Analytics